marcelojosue@msn.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mais de R$ 1 milhão em investimento

Na sexta feira, 25, em Derrubadas, foi lançada a pedra fundamental para a construção do pórtico, no Parque Florestal do Turvo. Com 655.5 m²de construção, o pórtico abrigará um portal com guarita, a casa dos guardas, um centro de visitantes e um estacionamento. A verba de 1.110 milhões é oriunda da compensação ambiental da Eletrosul, pela construção da Usina Hidrelétrica Parque São João, no rio Ijuí. O prazo para a conclusão da obra é de seis meses.
Esteve presente na solenidade a secretária estadual de Meio Ambiente, Jussara Cony, que falou sobre temas voltados à preservação do meio ambiente, como a reserva legal, a legislação que fala das áreas de preservação permanente App's, e que pretende tornar o Salto Yucumã um "Monumento Natural", o que confere maior grau de preservação e conservadorismo ao Parque do Turvo como um todo. Temas como a profissionalização e aprimoramento dos guardas parques, conscientização ambiental, lixo seletivo e processos de gestão que garantam a prática das ações propostas, também foram abordados.
O Parque Estadual do Turvo é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e localiza-se no município de Derrubadas, na região Celeiro do Estado.

Prefeitura recupera bocas de lobo em Ijuí

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Copetti, confirmou que vários locais que apresentaram problemas com as bocas de lobo nas últimas chuvas serão recuperados. O secretário já se reuniu com a sua equipe de trabalho, quando foi determinada a recuperação de vários locais. "Mapeamos uma série de locais onde ocorreram problemas", comentou o secretário, acrescentando que na Rua Felipe Lampert, no bairro Storch, será implantada uma rede pluvial de 360 metros, com tubos de 60 e 80 milímetros.
 O investimento naquele local será de R$ 60 mil, devendo o problema crônico ser resolvido. Segundo o secretário, a situação se arrastava por 20 anos e agora deverá ser resolvida, se afastando qualquer possibilidade de inundação de residências das proximidades.
Outro local onde a tubulação será mexida é no cruzamento da 19 de Outubro com Álvaro Chaves. Deverão ser implantadas caixas coletoras, segundo Nelson Copetti, também para resolver o problema. Na Rua do Comércio, proximidades do Posto do Ganso, que é outro ponto onde ocorreram alagamentos, também deverá merecer a atenção pela prefeitura.  Já edifício Tarquínio Burtet, na rua Doutor Pestana também merecerá atenção. Como existe uma parceria com o Corpo de Bombeiros, soldados deverão acessar o canal até amanhã, para determinar o que está fazendo com que a água acabe por invadir a garagem do prédio. A equipe técnica da prefeitura também irá realizar vistoria no canal da rua 24 de Fevereiro, esquina com a rua do Comércio. Após será montadoprojeto para a busca de recursos junto ao governo federal, para melhoria e ampliação do canal. Nelson Copetti lembra que prosseguem as obras de canalização, na extensão de 85 metros, com tubulação, bitola de 60 centímetros, na travessa Eni Ana Safariz, no bairro das Chácaras.

Briga no bairro Getúlio Vargas termina em homicídio

Por volta das 19h de ontem ocorreu um homicídio na Avenida São Luiz, no bairro Getúlio Vargas. Segundo infomações colhidas pela reportagem do JM no local, teria acontecido um desentendimento entre dois homens, que resultou em uma morte.
A vítima foi identificada  como Jair Rodrigues de Oliveira, de 32 anos de idade, conhecido popularmente como Paputa.
Depois de um desentendimento em uma rua do bairro Getúlio 2, Paputa foi inicialmente ferido por uma pedrada na cabeça e fugiu do agressor correndo por por cerca de 100 metros. Na fuga desperada, acabou invadindo o pátio de uma residência na Avenida São Luiz, onde pediu socorro. Momentos após, o corpo foi encontrado caído no fundos da residência de um morador, com uma perfuração por faca na altura do coração.
Informações de populares, indicam que um homem, com o apelido de Nêne, ex-presidiário,  poderia ser o autor do crime. 
Na mesma região do bairro onde ocorreu a morte de Jair, um outro homem foi encontrado ferido e conduzido ao HCI. O segundo ferido foi identificado como Valdomiro Dias, de 32 anos de idade. A polícia investiga se existe alguma ligação dos ferimentos  em Valdomiro com o desentendimento que originou a morte de Jair.
O delegado de plantão da 2ª Delegacia de Polícia de Ijuí, Fábio Hidalgo Peres esteve no local do crime, para fazer o registro da ocorrência, acompanhado dos agentes da Unidade Volante: Mauricio Fontana e Leonel Rodrigues. A Delegacia de Homicídios abriu investigação para elucidar o crime.

Depredação na sede do bairro Jardim gera polêmica

A atual presidente do bairro Jardim, Ivoni Milbauer que tomou posse na segunda-feira, salientou que recebeu a sede em precárias condições, com o material que havia dentro todo retirado. "Não existe mais botijão de gás, talheres ou pratos, algumas pessoas carregaram um caminhão com as coisas, mas como não temos relação ainda, não sabemos o que era nosso e o que era do antigo presidente", ressalta.
A presidente informou à reportagem que o presidente anterior não fez nenhuma relação do que havia na sede do bairro, apenas entregou a chave e saiu. Ivoni afirmou ainda que está esperando o presidente da Uabi entregar o livro ata, aonde consta a relação do que é da sede e do que não é. "Após vamos anexar e fazer um levantamento do que foi levado para registrar ocorrência, caso tenham levado algo da sede, porque óbvio que precisamos tomar uma providência", disse, acrescentando que hoje só tem sujeira e destruição no local. 
Abordada sobre o material que poderia ser da sede, Ivoni esclareceu que em sua gestão em outra diretoria, há três mandatos anteriores, havia panelas, talheres e louça e hoje não há nada. "Será conversado com o presidente da Uabi para ver o que pode ser feito e posterior será feito um registro policial. A sede está intacta ainda, mas há muitas cadeiras quebradas, armários destruídos e abandono total", enfatizou. 
Procurado pela reportagem, o presidente da Uabi, César Amaral, informou que o material não é da sede e sim de um morador do bairro que havia pedido para o antigo presidente para que deixasse o material na sede, enquanto não encontrava outro lugar para guardar. Segundo César, o morador era proprietário de um estabelecimento comercial. "A Uabi não vai interferir nessa questão. É um assunto que precisa ser resolvido entre eles, uma prestação de contas entre antiga e atual gestão", finalizou. O antigo presidente, Adão Manoel de Lima, não foi encontrado pela reportagem para pronunciar-se sobre a situação.

Prefeitura mudará lei que regulamenta os táxis em Ijuí

A prefeitura de Ijuí deverá encaminhar ainda no 1º semestre um projeto que vai alterar vários aspectos da legislação que regulamenta o serviço de táxi em Ijuí. A confirmação é do coordenador de Trânsito, Ubiratan Erthal, que em contato com o JM expôs sobre as mudanças que deverão ser propostas.
Uma das propostas é de que os taxistas sejam identificados. "Hoje já temos um cadastro deles junto a Coordenadoria, mas a partir da nova lei, eles serão obrigados a ter um crachá, com nome e foto no seu automóvel', comentou Erthal.
Acrescentou que também será exigido a realização de um curso de aperfeiçoamento. O prazo será de 12 meses para os permissionários e de seis meses para realização por parte dos contratados. "Também vamos estabelecer penalidades', comentou o coordenador, acrescentando que um exemplo é a utilização do cinto de segurança, que é obrigatório para todos os motoristas. 
Ubiratan Erthal também destacou que outra exigência será no sentido de que nenhum taxista poderá trafegar sem a realização do curso preparatório. Atualmente existe uma média de um táxi para cada mil habitantes. "Nossa intenção é fazer com que esta média caia para um táxi para cada 700 habitantes", comentou o coordenador. 
O coordenador observa que a questão do trânsito é um dos aspectos que envolve o Plano de Mobilidade Urbana em Ijuí. Ele observa que os taxistas precisam estar conscientes sobre a necessidade de profissionalizarem cada vez mais sua atividade.
Ubiratan Erthal confirmou ainda que outra questão que está em estudo é a regulamentação da lei de mototáxi em Ijuí. Recente encontro foi realizado envolvendo representantes dos 14 pontos de mototáxi.  Nova reunião deverá ser realizada neste mês , a fim de que seja possível se normatizar a função.
Uma audiência pública foi marcada pelo vereador César Busnello(PSB) para o dia 16 de março, quando deverá estar em Ijuí o presidente do Sindimotos de Porto Alegre. A ideia é de que ocorra um debate envolvendo os profissionais que atuam na área e o presidente da entidade de Porto Alegre, a fim de verificar quais são as regras para a regulamentação da atividade. O vereador Busnello disse esperar que ' a questão seja debatida e esclarecida na audiência pública que ocorre na Câmara de Vereadores'.

COLHEITA DE MILHO NO RS Abertura da safra confirma boa produtividade

Em clima de festa e otimismo, teve início ontem, oficialmente, a colheita do milho no Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada na propriedade de Antenor Vione, no distrito de Barreiro, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fernando Mainardi, e do presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho), Cláudio de Jesus.
Durante a solenidade, o secretário Mainardi salientou que a solendiade realizada ontem foi um ato histórico. "Podem ter certeza que daqui a 20 anos vai estar registrado que no dia 2 de março de 2011 se realizou em Ijuí o primeiro ato comemorativo da abertura da safra de milho do Rio Grande do Sul", destacou. 
Na avaliação do secretário, o milho é um dos principais itens da disputa mundial sobre o destino dos cereais, dos alimentos, e está no centro de uma disputa entre a utilização para a fonte de alimentação humana e animal e a utilização para a fonte de energia. "Se abre a perspectiva para outras áreas, pois ele começa a ser visto com outras utilidades", salienta. 
O secretário acrescentou que o governo está reativando a Câmara Setorial do Milho porque o milho é um alimento estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. "O nosso primeiro  desafio é aumentar a produtividade e a renda, porque o produtor precisa de renda para produzir mais. Se estamos produzindo mais de 5 milhões de toneladas de milho nesse ano, até o fim do governo Tarso queremos produzir sete", afirma. Durante sua fala, o secretário ainda confirmou uma estimativa de produtiridade 5,5 milhões de toneladas de milho no Estado.
Já o presidente da Apromilho, Cláudio de Jesus, lembrou que o milho é um meganegócio em potencial no Estado que precisa ser melhor organizado. Ele ainda apresentou dados do IBGE que comprovam o aumento histórico na produtividade do milho. " Em 1990, segundo o IBGE, o Estado plantava 1,6 milhão de hectares de milho e colhia 4 milhões de toneladas, enquanto que  nesse ano, o Rio Grande do Sul deve ter plantado em torno de 900 mil hectares, colhendo mais de 5 milhões de toneladas", salienta. 
Apesar da safra recorde nesse ano, Cláudio destacou que esses números são baixos e que podem aumentar ainda mais. Ele lembrou que em maio, quando se começou a plantar milho, o preço estava em R$ 14, devido aperspectiva de La Niña. Nesse sentido, ele solicitou ao secretário Mainardi que fortaleça a irrigação, a estabilidade de preço mínimo, e que se crie um seguro agrícula mais específico para o produtor. Já o secretário, concordou com Cláudio de Jesus, e prometeu um grande investimento para garantir água ao produtor. "Não podemos mais perder produção por ameaças climáticas. A produção, mesmo boa, poderia ter sido maior", finalizou.