marcelojosue@msn.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

Prefeitura mudará lei que regulamenta os táxis em Ijuí

A prefeitura de Ijuí deverá encaminhar ainda no 1º semestre um projeto que vai alterar vários aspectos da legislação que regulamenta o serviço de táxi em Ijuí. A confirmação é do coordenador de Trânsito, Ubiratan Erthal, que em contato com o JM expôs sobre as mudanças que deverão ser propostas.
Uma das propostas é de que os taxistas sejam identificados. "Hoje já temos um cadastro deles junto a Coordenadoria, mas a partir da nova lei, eles serão obrigados a ter um crachá, com nome e foto no seu automóvel', comentou Erthal.
Acrescentou que também será exigido a realização de um curso de aperfeiçoamento. O prazo será de 12 meses para os permissionários e de seis meses para realização por parte dos contratados. "Também vamos estabelecer penalidades', comentou o coordenador, acrescentando que um exemplo é a utilização do cinto de segurança, que é obrigatório para todos os motoristas. 
Ubiratan Erthal também destacou que outra exigência será no sentido de que nenhum taxista poderá trafegar sem a realização do curso preparatório. Atualmente existe uma média de um táxi para cada mil habitantes. "Nossa intenção é fazer com que esta média caia para um táxi para cada 700 habitantes", comentou o coordenador. 
O coordenador observa que a questão do trânsito é um dos aspectos que envolve o Plano de Mobilidade Urbana em Ijuí. Ele observa que os taxistas precisam estar conscientes sobre a necessidade de profissionalizarem cada vez mais sua atividade.
Ubiratan Erthal confirmou ainda que outra questão que está em estudo é a regulamentação da lei de mototáxi em Ijuí. Recente encontro foi realizado envolvendo representantes dos 14 pontos de mototáxi.  Nova reunião deverá ser realizada neste mês , a fim de que seja possível se normatizar a função.
Uma audiência pública foi marcada pelo vereador César Busnello(PSB) para o dia 16 de março, quando deverá estar em Ijuí o presidente do Sindimotos de Porto Alegre. A ideia é de que ocorra um debate envolvendo os profissionais que atuam na área e o presidente da entidade de Porto Alegre, a fim de verificar quais são as regras para a regulamentação da atividade. O vereador Busnello disse esperar que ' a questão seja debatida e esclarecida na audiência pública que ocorre na Câmara de Vereadores'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário